Neste mês (Outubro/2022), um evento interessante ocorreu na Nigéria.
Localizada a 135 quilômetros da capital Lagos, a cidade Igbo-Ora, com cerca de 200 mil habitantes, reuniu mais de mil pares de gêmeos na 12ª edição de seu festival. A celebração traz em seu eixo central o festejo pela instigante fertilidade regional. Segundo Jimoh Titiloye, um chefe local, quase todas as famílias têm gêmeos em suas linhagens. Por enquanto, não se tem qualquer comprovação científica para esta numerosa quantidade. Porém, a população tem seus palpites. De um lado, a amala, uma iguaria da cidade produzida com farinha de inhame, é apontada como responsável por esse “efeito gemelar”. Por outro, há quem atribua isso à dieta das mulheres na região.
Misterioso, intrigante, surpreendente… Alguns adjetivos se encaixam quando analisamos uma situação como essa. Tantos pares de gêmeos em um só lugar! O que resta, é aguardar as respostas dos próximos capítulos dessa história.
Link da notícia: https://g1.globo.com/olha-que-legal/noticia/2022/10/15/festival-reune-milhares-de-gemeos-e-celebra-fertilidade-curiosa-em-cidade-nigeriana.ghtml
Comments